segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Cabaillon - Principio de Mentalismo



O TODO é MENTE; O universo é mental.

Quando o homem pisou na Lua, tivemos uma grande admiração pela raça humana, quanto às conquistas atuais da nossa civilização. Foi um grande passo no sentido tecnológico e de poder da humanidade. Mas este fato não conseguiu expandir os limites da nossa mente, pois, afinal, já sabíamos que a Lua existia. Quando Pedro Álvares Cabral decidiu fazer um caminho diferente para chegar as Índias e descobriu o Novo Mundo, aconteceu algo diferente. Inicialmente, comprovando a Teoria Heliocêntrica, de Copérnico, o nosso entendimento de mundo se ampliou, pois, até o momento, cria-se em uma terra plana e ponto. Descobriu-se um Planeta redondo, com vidas diferentes daquelas que se conhecia. Isso também ocorreu com a Teoria da Relatividade, com a mudança de nossa percepção do próprio tempo e da massa.


Quando as Leis de Deus são seguidas (cada indivíduo adequa seu jeito de ser a elas) e, ao obedecermos aos 10 mandamentos ou a sugestão de Jesus: “Amais aos outros como a Ti mesmo e a Deus sobre todas as coisas”, ou as oito nobres verdades do budismo, ou a Caridade do Espiritismo, etc, as coisas ficariam diferentes. O que é importante sobrevieria àquilo que hoje damos mais importância, sem cabimento: O dinheiro.

A verdade é que somos todos um... do mesmo pai e mãe, explodidos do mesmo Big Bang, vivendo no mesmo Planeta, somos todos variação do mesmo átomo inicial, da mesma árvore genealógica, do mesmo fluído, da mesma energia, mas vibrando e entendendo tudo de forma diferente e em busca da evolução espiritual.

Em alguns estudos holísticos embasados em teorias da física quântica, temos sete mundos, que são divididos em sete sub-planos, e podem ser divididos em outros sete níveis, infinitamente (explanado anteriormente). E o que isso quer dizer?

Vamos imaginar uma cena: Você está lavando a louça, pensando no seu marido, mas preocupada com o que pode ter acontecido para tamanha demora. Nessa cena cotidiana, nós estamos agindo em três planos (físico, astral e mental), e, sem conexões, distintamente: No físico você executa a tarefa de lavar a louça, sem prestar atenção, pois, seus pensamentos estão apreensivos, no que tange ao marido; em seu coração pode haver somente o amor, ao marido, ou sentimentos aflitivos (não obrigatoriamente). E pensa mal, desenvolve uma tragédia na mente. Assim agimos em três planos com sensações totalmente disparatadas, desperdiçando preciosa Energia e assim, a mercê de entidades obsessoras, dos pecados capitais (falta de fé em Deus) e de acidentes por distração.

E nos demais planos? Agir, para os humanos, é muito mais difícil nos planos mais etéreos. Estamos a caminho disto, mas, provavelmente, será preciso muita preparação, meditação, orações, o desenvolvimento de pensamentos e sentimentos enlevados e de um físico preservado (no que tange a alimentação, saúde, etc). Este será o novo ser da Era de Aquário.
Pensamentos são ondas, e cada ser humano varia o grau de sutilidade que alcança, porém, isto poderá ser ampliado, através de conhecimento, do amor, da vontade e de métodos que facilitem. O conjunto das leis herméticas, que segue, descreve os ciclos e, portanto, a sujeição de todos os seres vivos a estas Leis, de como funciona o Sistema.

Bom vou relacionar o que compreendo das Leis de Hermes Trismegisto, os Sete Princípios da Verdade da Filosofia Hermética, retirados do Caibalion, começando pelo Princípio de Mentalismo: “O Todo é MENTE; o Universo é Mental (...) O TODO é espírito, é incognoscível e indefinível em si mesmo mas pode ser considerado como uma mente vivente, infinita e universal. (CAIBALION)”

É claro que as pessoas constroem sua vida através de seu pensamento, exemplo: Um hipocondríaco pirando que vai morrer, e não consegue fazer nada além de pensar e sofrer por isto (mesmo que os médicos e exames digam o contrário). Ou quando você batalha por algo, por exemplo, passar em um concurso muito concorrido e você se prepara para tal exame, pois, acreditou que era possível e sua ação foi pautada na crença. O quanto isso era possível para você? Se você não acreditar no seu potencial infinito, provavelmente, não veria o que quer, e não sairia do lugar. Quando você se abre a uma possibilidade a vida vai indicar como fazer acontecer. Acontece com todos, só basta acreditar e fazer algo, ir atrás dos insights e se esforçar.

O pensamento atrai. E esse é o Segredo que foi escondido (aquele do filme), e é essa a herança que temos de passar as próximas gerações, pois, quando todos controlarmos nossa mente, utilizaremos mais dos que os parcos 10% utilizados pelo cérebro e, ao construir nossa vida com a mente, podemos alcançar o que quisermos caso se acredite, já agradecendo o que está para acontecer, realmente (e não só  pensamentos positivos), desta maneira, todos poderíamos viver bem (ou seja, as pessoas iriam conseguir comandar a si próprias e a própria significância da vida). Quando visualizamos um objetivo que seja, um propósito, é incrível como aparecem idéias de como realizá-lo, sendo bons ou ruins. Ir atrás dos sonhos indica fé e porque não vivenciar nossos sonhos? "Todos os sentimentos humanos se refletem pelo pensamento, em cintilações de variadíssimas cambiantes e intensidades, consoante o grau de pureza deles e a força impulsionadora da vontade ou ação reflexiva da concentração espiritual" (KARDEC, 1997).

Não é pensamento positivo, pois, mesmo sendo um começo, não é o canal exato. É criar com a mente e expelir seu desejo pelos poros. É a certeza de sua realização, já embutidos os agradecimentos! E se a realidade é aquela que você criou no passado, o mesmo acontece com o futuro, em relação ao presente. O Caibalion ensina que o universo é uma criação mental do TODO, porque tudo vem Dele. Com o passar do tempo e todas as barreiras que colocamos dentro de nós acabamos nos distanciando de nossa essência e acreditando que realmente, nascemos para ser assim, estar assim, viver assim. Nos distanciamos da mente do Todo e começamos a viver pela nossa mente. Acabamos colocando outras buscas como a pelo dinheiro em vez de vivermos em prol do nosso bem-estar, da nossa felicidade e da missão de todas as existências: a melhora pessoal (interna) e externa: com uma pessoa/meio ambiente, com uma comunidade, ou todo o mundo. Primeiro devemos buscar nós mesmos a fim de encontrarmos o Caminho e as coisas acontecerem por si só. Buscas externas só farão que se sinta mais perdido ainda, e, deste modo, receberá a recompensa pelos seus atos sem sentido.

Vivemos em um ambiente protegido, muitas vezes, da natureza, dos outros humanos; os meios de comunicação repetem as informações que lhes interessam até que, para nós, sejam verdadeiras. Se compararmos quantas vezes você foi atacada e como você anda na defesa contra assaltos, estupros, roubos, violência em geral, constataríamos que isso tem nome e se chama paranóia. Mas quanto da paranóia atual nos foi repetida, dia após dia, pelos meios de comunicação e funciona em prol do capitalismo, para vender produtos através do sexo e da violência? Quanto precisaremos nos armar, gastar e nos isolar para que nos mantenhamos a salvo? Comparativamente, nós somos muito menos atacados pelas coisas ruins do que imaginamos, diariamente. Graças a Deus nossos desejos não se realizam de imediato porque a maioria estaria na pior. Nós simplesmente andamos evitando uns aos outros e pensando em violência, mesmo com desejo contrário, ou seja, de paz, os resultados são incrivelmente violentos. Para mim, alguns casos destas novas doenças emocionais: Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo (Toc), Transtorno Bipolar, TDAH, Esclerose múltipla, Agorafobia, Anorexia, Estresse, etc... são iniciadas e/ou pioradas com essa paranóia generalizada.

Caso você reconheça que sua realidade é totalmente dispare do que você deseja, comece a planejá-la. Conheço muitos casos onde as pessoas trocaram tudo por uma dúvida e desta dúvida, nasceu uma nova vida, mais satisfatória. Sempre vale a pena apostar, modificar e nos dedicar àquilo que realmente nos dá ânimo para levantarmos todas as manhãs e não pensando na aposentadoria do final da vida. O importante não é só a vista do topo da montanha, mas, sim, todo o belo caminho percorrido. Tendo confiança em si e fé em Deus, não existe lugar para o medo, principalmente, de ser quem somos e nos tornarmos quem queremos ser. Esta aposta pode ser uma nova profissão, um novo parceiro, uma nova atividade física, não precisa ser radical, inicialmente, e, assim, o caminho se abrirá, quando trabalhamos aqueles apegos mais trash, claro.

O ser humano sempre se limitou porque assim foi ensinado (ou nem isso), desde pequenos, na manutenção de uma tradição vigente e muitas pessoas não conseguem imaginar nada além. Alguns, quando imaginam, não conseguem tornar o sonho real. Infelizmente, sem a imaginação não existe a possibilidade de algo diferente do arroz com feijão acontecer, é a imaginação que nos dá asas e expande os caminhos da humanidade, tornando-os inseguros e adoráveis. Mas estamos no plano físico e precisamos sim, de planejamento, organização, disciplina, ordem, persistência (temos de aterrar). Tenho percebido que as pessoas criativas, em geral, não têm essas características, sendo o contrário, também verdadeiro (os organizados e disciplinados tem dificuldades para criar, mudar).

No filme Quem somos nós, fala-se sobre uma experiência científica com um óculos que, através de um prisma diferenciado, fazia com que as pessoas enxergassem tudo de ponta cabeça. Este óculos foi usado durante 15 dias, continuamente, por um grupo de pessoas e, espantosamente, o cérebro modificou algo em sua própria estrutura que fez com que as ‘cobaias’ voltassem a ver da maneira usual, mesmo com o óculos. Posteriormente as pessoas retiraram os óculos e voltaram a enxergar tudo de ponta cabeça. O cérebro demorou os mesmos 15 dias para desmanchar a estrutura criada para que as pessoas vissem normalmente. Isto quer dizer que estamos viciados no normal... nossas escolhas estão dentro do normalmente aceito, pensado, tudo dentro das regras criadas e atuantes... Nossos sentidos obedecem ao que achamos ‘normal’.

Existe ainda a limitação de nossos sentidos; não conseguimos distinguir a nossa parte sensorial do nosso estado de espírito e da mente porque nossas ações são subjugadas por nosso estado emocional e mental, por exemplo, quando estamos mal-humorados e as pessoas entram em contato conosco são “infectadas” ou nos isolam ou nos satirizam, piorando, provavelmente, esses sentimentos.  Você pode até imaginar que a “nuvem” que perseguia a família Adams estava atrás de você, repleta de más energias ou que suas vibrações atraem más pessoas ou situações, mas nem precisa ir tão longe. Provável que a verdade transpareça, ao olhar seu rosto no espelho! Mas devemos lembrar que estas pessoas também se identificaram com seu estado de espírito e agiram conforme, portanto, estas emoções também estão latentes nelas próprias.

Quando nossa mente procura uma solução, por exemplo, ganhar mais dinheiro ou trabalhar no que gostamos, recebemos  alguns insigths mostrando-nos o caminho. Mas Deus não nos dá o bolo pronto, Ele indica onde está a farinha, o fermento, a tigela, surgirá um curso de técnicas de cozinha para que nós, através de nosso livre-arbítrio, o façamos, e, muitas vezes, fazem parte do nosso plano de reencarnação.

A vida vegetativa, então, pode ser considerada vida? Ou a vida seria o estado corporal, físico, em que existe o funcionamento dos órgãos ou é porque não se considera a possibilidade de interação do espírito, da alma, da mente, do observador, do co-criador encarnado, em relação a realidade à sua volta? Ou será que, na verdade, não existe vida vegetativa pois o espírito, que está incutido naquele corpo, não conseguiria manter-se vivo sem auxílio, está, de alguma forma, interagindo com o ambiente, pensando e absorvendo as emanações exteriores, sem que o saibamos? Existem casos de coma que se tem ouvido dizer que a pessoa estava escutando e, os enfermeiros e auxiliares de enfermagem são instados, durante os cursos técnicos, a sempre avisar aos pacientes inconscientes quais procedimentos irão executar (banho, medicação, etc). Isso quer dizer que não sabemos quando e como a mente está trabalhando. No caso de uma pessoa que não tem nenhuma interação com o meio, sendo surda, muda, cega, não tendo tato ou paladar, ainda resta a mente. E a mente, em geral, trabalha vertiginosamente, vide a nossa dificuldade em realizar uma meditação, por exemplo, fazendo com que ela não gere imagem mental nenhuma. Portanto existe, sim, dentro de cada um a possibilidade de expansão e trabalho da mente de alguma forma, e, se Deus permitiu a encarnação para quem a vive e aqueles que estão ao seu redor é desenvolvimento, expansão, aprendizagem ou resultados de nossas escolhas. E quem somos nós para desfazer Seus desígnios?

Espiritualmente trabalhando percebi que a vida aqui é uma cópia mal-feita da vida na espiritualidade. É uma mescla de vários níveis de consciência construindo esse caos. Se a vida é a mente, transformar-se significa pouco a pouco aquietar sua mente, e, assim terá uma vida mais equilibrada e, por conseguinte, acontecerá o mesmo com a Terra e todos os seres, pouquinho a pouquinho. A mente atua em tudo e existe por causa e dentro do Todo. Esse princípio está interligado a todos os princípios que seguem porque o Todo atua em todas as mentes viventes, por conexão magnética, porém, para alcançarmos a mente do Todo, precisamos nos conhecer, nos modificar e encontrar dentro de nós o próprio caminho do Nirvana, pois foram os desejos de nossa mente individual que construiu essa cópia mal-feita de Universo dentro da mente de Deus e só o desapego do ego pode nos libertar da ilusão deste Eu criado pela nossa mente e nos abrir a verdadeira realidade.

Todos os princípios Herméticos: Princípio de Polaridade: (https://tatianaito.blogspot.com/2016/12/cabailon-polaridade.html), Princípio de Ritmo (https://tatianaito.blogspot.com/2016/12/principio-de-ritmo-hermetismo.html), Princípio de Mentalismo (https://tatianaito.blogspot.com/2016/12/cabaillon-principio-de-mentalismo.html), Princípio de Causa e Efeito (https://tatianaito.blogspot.com/2016/12/principio-de-causa-e-efeito-hermes.html), Princípio de Vibração (https://tatianaito.blogspot.com/2016/12/cabailon-o-principio-de-vibracao.html), Princípio da Correspondência (https://tatianaito.blogspot.com/2016/12/o-principio-de-correspondencia.html), Princípio de Gênero (https://tatianaito.blogspot.com/2020/01/cabailon-principio-de-genero.html).

Se copiar partes do texto, favor citar a referência.

Meus trabalhos:
Faço feitiços, magia, curas espirituais.
Trabalho como vidente: I-Ching, quiromancia e Tarot.
Unjo, bentifico, imanto objetos: https://www.facebook.com/Tatiana-Ito-Coimbra-672054149848309/.
Curso de magia grátis no facebook em: Célula Universal https://www.facebook.com/tatianaitocoimbra/.
Para maiores informações, entre em contato, por gentileza, com Tatiana.
Email: tatito10@gmail.com, whatsapp: 55-11-945262456

Nenhum comentário:

Postar um comentário